quarta-feira, 5 de novembro de 2014

#CBE Rar Gewurztraminer Colezzione 2011



O tema deste mês da Confraria Brasileira de Enoblogs foi "um vinho branco brasileiro de qualquer valor", proposto pela confreira Ju Gonçalves, do blog Vou de Vinho. Sou suspeito para falar, pois se tem um tema do qual sou entusiasta é vinho nacional...se for branco então, melhor ainda!

Confesso que provei alguns exemplares (excelentes, por sinal) que vou postar por aqui nas próximas semanas. Mas minha menina dos olhos acabou sendo este RAR Gewurztraminer Colezzione 2011, elaborado pela Miolo em Campos de Cima da Serra. Um belo vinho de altitude, elaborado com uvas sobremaduras (o que confere dulçor) e parcialmente atingidas pela Botrytis cinerea...sim, essa mesma, o fungo que é estrela dos melhores vinhos doces do mundo.

Visual: Amarelo palha puxando para ouro, ganhando intensidade.

Olfativo: Intenso, exuberante. Traz aroma de fruta ultra madura, lembrando lichia, abacaxi em calda e uma ponta de maracujá. Também traz a nota floral típica da Gewurz. Uma pontinha de mel fecha o conjunto, fazendo lembrar um vinho de colheita tardia..

Gustativo: Que equilíbrio!! Um certo dulçor residual não incomoda, porque tem uma bela acidez pra contrapor. Álcool em seu devido lugar. Macio, untuoso, semi licoroso, mas não tão denso quanto os colheita tardia clássicos. Boa persistência, deixando na boca aquele sabor meio que de compota de fruta. 

Opinião: SEM SOMBRA DE DÚVIDA o melhor Gewurztraminer que eu já bebi do Brasil (quiçá, da América do Sul). E provavelmente um dos melhores vinhos brancos do país, também. Vale demais experimentar. 

Rar Gewurztraminer Colezzione 2011
Região:  Campos de Cima da Serra - RS
Produtor: Miolo Wine Group
Importador: -

Teor alcoólico: 
13% 
Casta(s): 
Gewurztraminer
Preço: 
aprox. R$ 50 (Na vinícola Terranova) - Média de R$ 70,00 no mercado de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário