quinta-feira, 17 de maio de 2012

#CBE Adobe Reserva Gewurztraminer 2011


Bem, o planejado para a Confraria Brasileira de Enoblogs era degustar o Coyam, um tinto top da vinícola chilena Emiliana, conhecida por produzir vinhos orgânicos e biodinâmicos. O vinho acabou sendo guardado para uma ocasião futura e eu, sem opção. Até ontem, quando vi este Adobe Gewurztraminer 2011, do mesmo produtor. Então, como quem não tem cão caça com gato, aí vai!

O vinho é elaborado com uvas do Vale de Rapel e apesar de ser um varietal segundo a legislação chilena, tem 15% de Sauvignon Blanc. Passa por um estágio de 4 meses em tanques de inox após a fermentação.

Degustação:
Amarelo-palha claro, com reflexos verdes.

Média intensidade, com aromas predominantemente florais e um leve quê cítrico. Simples.

Corpo leve, com alguma maciez, talvez devido ao álcool (14%), que se faz bem percptível. Acidez correta, refrescante. Persistência ligeira, com leve impressão floral em 5, 6 segundos. Deixa sensação de palato limpo.

Leve e fresco. Ao contrário da maioria dos brancos aromáticos não "perfuma" tanto a boca, sendo mais marcado por refrescância do que permanência em boca. Exceto pelo álcool que sobra um pouco é um vinho correto.

Adobe Reserva Gewurztraminer 2011
Região: Vale de Rapel 
Produtor: Emiliana
Importador: Trop Comércio Exterior LTDA
Teor alcoólico: 14,1%
Casta(s): 85% Gewurztraminer - 15% Sauvignon Blanc
Preço: R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário