quinta-feira, 3 de março de 2011

Universo Austral Malbec 2008

 
Vinho elaborado na região de Neuquén, na Patagônia e importado pela Casa dos Vinhos, aqui de Salvador. No site da vinícola não achei os dados técnicos desta linha, o que me leva a crer que talvez seja uma linha exclusiva de exportação para o Brasil, ou então alguma das linhas da vinícola com rotulagem diferente para o país.

Degustação:
O vinho é vermelho-violáceo muito intenso, impenetrável. Tem lágrimas rápidas, finas e muito abundantes, com muita cor. 

Intenso. Aroma a frutas vermelhas (especialmente framboesa), acompanhado de leve nota láctea. Álcool atrapalha a percepção olfativa a princípio, mas arrefece em taça. Abre café depois de algum tempo.

Corpo médio, macio, boa acidez, álcool meio exagerado, que apesar de melhorar em taça, ainda se mostra um pouco excessivo. Taninos finos e sedosos. Dulçor acentuado. Persistência em 8 segundos, retro-olfato com muita fruta. 

Frutado, com boa integração da madeira no conjunto. Agradável na boca e fácil de beber, a despeito do álcool exagerado. Pelo preço vale muito a pena, sobretudo se você gosta de Malbec jovem e exuberante.

Da Bodegas Universo Austral, confira também aqui o Universo Austral Pinot Noir Reserva 2008.

Universo Austral Malbec 2008
Região: Neuquén (Patagônia) - Argentina
Produtor: Bodegas Universo Austral
Importador:Casa dos Vinhos - BA
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Malbec
Preço: R$ 34,90

2 comentários:

  1. Alexandre, meu amigo.

    Gosto e muito dos Pinot Noir da Patagonia. Este é bom. Mas o melhor, além dos caríssimos Chacra é o Bodega del Fin del Mundo, por R$ 50,00 reais é ótimo.

    Um grande abraço Peter

    www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela nota - sempre me interessa ler sobre os vinhos da Patagonia porque podem ser a "salvação" da Argentina para quem tem um paladar mais europeu. A graça e o potencial da Patagonia são justamente fugir do modelo Andino. O que adianta se eles copiam (como aqui parece ser o caso) o modelo bem sucedido mas acidificado, irrigado, sobremaduro e excessivamente alcoólico de Mendoza?

    ResponderExcluir