quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pizzato Fausto Merlot 2005

Estou bebendo este vinho com um sentimento misto de invejinha boa e esperança!

A invejinha é de todos que foram ao Encontro de Vinhos, promovido pelos blogs Vinhos de Corte e Papo de Vinho, dos confrades Daniel Perches e Beto Duarte. O evento contou com a presença de diversos importadores e creio que alguns produtores nacionais, além da presença de alguns blogueiros com os quais mantenho contato. 

Tenho certeza de que foi um sucesso e mando um abraço a todos os confrades que lá estiveram! Me programarei para estar presente no próximo!

A esperança? Bem, estamos no intervalo do jogo São Paulo x Internacional, e meu tricolor já marcou um. Espero que em 45 minutos ele esteja na final da Libertadores!

Mas, deixando de firulas, vamos ao vinho da noite!
Já era curioso por esta linha da Pizzato há algum tempo. Desta vinícola nacional, já havia postado sobre o Pizzato Egiodola Reserva 2004. Aproveitando um preço bacana (22 reais) resolvi comprar o Fausto Merlot ontem, ainda que com o pé atrás por ser um vinho com 5 anos. (E olha que tinha o 2004 na loja também)

O vinho é elaborado com uvas de vinhedos provenientes do município de Dois Lajeados - RS. No site da vinícola só está disponível a ficha técnica da safra 2004, mas se o ano seguinte manteve o mesmo padrão de vinificação, o vinho passou por maceração de 11 dias, fermentação em tanques de inox, seguida por estágio de 10% do vinho em barricas de carvalho americano.
Surpreendentemente, mostrou uma cor vermelho rubi intensa ainda com reflexos violáceos bem presentes, a despeito dos 5 anos. O vinho é límpido e brilhante, e tem lágrimas rápidas, finas e bem abundantes, com cor.

No nariz, mostrou intensidade média, com aromas a fruta escura já meio passada (ameixa em compota e geléia), e uma pontinha tostada, que na maior parte do tempo parece defumado, mas às vezes lembra café. 

Na boca é seco, com acidez e álcool já moderados pelos 5 anos do vinho, bem como os taninos, que afinaram um tanto, embora ainda mostrem alguma adstringência e um amargor meio grosseiro.  

A despeito da moderação, o vinho ainda se mostra vivo na boca. O corpo é médio, mas confesso que se mostrou um pouco mais magro do que eu imaginava ideal. Gostaria de um pouco mais de volume de boca. A persistência em 7 segundos, e retro-olfato confirmando a fruta passa e o leve tostado.

Pra um vinho de 22 reais, acho que ele envelheceu bem. Ganhou certa elegância no nariz, e não chega a ser desagradável em boca, apesar de alguns defeitos que descrevi acima. Ainda é vivo e agradável.

Devo voltar para pegar uma garrafa do 2004, embora tenha a impressão de que ele já  tenha começado a entrar em declínio. O 2005, para quem gosta de vinho com traços de evolução, está bom para beber, para os que gostam de potência e exuberância, já passou do ponto.

Pizzato Fausto Merlot 2005
Região: Dois Lajeados/RS - Brasil
Produtor: Vinícola Pizzato 
Importador: -
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Merlot

Preço:
R$ 22,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário