quarta-feira, 14 de abril de 2010

Viu Manent Carménère Reserva 2007

Este foi bebido no jantar do último sábado (10/04) logo depois do Zonin Ripasso della Valpolicella 2006, sendo o último vinho da noite. Esta garrafa foi comprada em uma ponta da Vinhos do Mundo no começo do ano, junto com algumas outras coisas, incluindo um Cabernet Sauvignon da mesma linha da Viu Manent.

O produtor dispensa apresentações: A Viu Manent elabora ótimos rótulos tintos na região do Vale de Colchagua e brancos em Casablanca. Seus produtos prezam pela qualidade desde as linhas mais básicas, como os Varietais, até o top Viu 1, considerado um dos grandes vinhos do Chile.

Este vinho segue a linha que me parece orientar a maioria dos vinhos do mercado Sul-Americanos. Muita extração, fruta abundante, teor alcoólico alto, muitos traços de estágio em barrica.

Visualmente é vermelho rubi muito intenso e profundo, com reflexos violáceos. Muitas lágrimas rápidas, finas e vermelhas.

No nariz é muito intenso, com aromas a frutas escuras, muito chocolate e muito café, e alguma coisa terrosa. Desta vez sem as tais notas vegetais que me incomodam!

Ao provar, é macio e robusto, com taninos muito presentes, mas bem aveludados. Chega a parecer até doce na boca. Acidez correta (mas moderada) e álcool ainda muito perceptível, sobretudo ao abrir a garrafa. Persistência longa, batendo nos 10 segundos e passando, com os taninos marcando a boca durante todo este tempo pós-gole, e retro-olfato confirmando o exame olfativo.

Como eu mencionei anteriormente, este vinho foi elaborado para atender à demanda por vinhos de perfil muita fruta+ muita madeira, que parecem ser preferência predominante nos dias de hoje. Não dá pra dizer que não é um vinho bom, seria estupidez minha. É um vinho muito bem feito, com certeza, e na verdade, pra o que ele se propõe a entregar, é um vinho excelente! Precisa sim, talvez de um bom par de anos a mais, para amaciar mais ainda os taninos, e arrefecer um pouco esses 14,5% de álcool. Complexidade? Não sei se o tempo ia contribuir para conferir isso ao vinho.

Mas a verdade é que eu ando meio enjoado deste estilo de fazer vinhos, e especificamente, de beber Carménère. Creio que este blog vai ficar sem ver notas de vinhos desta casta por algumas postagens...

Viu Manent Carménère Reserva 2007
Região:
Vale de Colchagua - Chile
Produtor: Viu Manent
Importador: Hannover
Teor alcoólico:
14,6%
Casta(s):
Carménère
Preço:
R$ 70,00 (Valor da Vinhos do Mundo fora da ponta de estoque)



Nenhum comentário:

Postar um comentário