sexta-feira, 9 de abril de 2010

Marqués de Tomares Crianza 2006


Este espanhol da Rioja me despertou a curiosidade desde que li uma nota de degustação de um amigo aqui de Salvador, muito ativo nas comunidades de vinho do Orkut, o Ade. Mas não sei por qual motivo, sempre adiei a compra, dando preferência a outras coisas.

Hoje me decidi a levá-lo, não apenas por curiosidade, mas para aumentar um pouco a minha quilometragem etílica de vinhos espanhóis, que é bem baixa, e sobretudo, de vinhos da Rioja. Adquiri a garrafa no Sam's Club, que trabalha com este e muitos outros rótulos da Casa Flora. Inclusive, fica a dica pra quem é de Salvador: O Sam's Club trabalha com alguns vinhos que, aqui em Salvador, só podem ser encontrados lá, e além disso, tem ótimos preços para alguns rótulos.

Trata-se de um vinho de classificação Crianza, o que significa que ele precisa ficar pelo menos dois anos na vinícola, sendo que no mínimo 6 meses deste tempo precisa ser de estágio em madeira. O restante pode ser em tanques de inox ou envelhecimento em garrafa. No caso do Marqués de Tomares Crianza o estágio em barricas foi de 12 meses em carvalho americano.

No exame visual mostrou uma coloração ainda violácea, bem intensa, límpida e brilhante, com lágrimas rápidas, finas, abundantes e incolores.

O nariz é de média intensidade, com aromas do estágio em barricas extremamente perceptíveis, sobretudo na forma de baunilha. Aparecendo de forma secundária, um aroma de fruta vermelha, lembrando cerejas.

Ao provar, a primeira coisa que se destacou foi a acidez. Chegou a incomodar, o que eu acho difícil em um vinho tinto. Já o álcool estava equilibrado. O corpo do vinho é algo entre médio e forte, com taninos bem perceptíveis, com muita adstringência logo após abrir a garrafa (depois deu uma amaciada). A persistência é boa, batendo nos 10 segundos e passando, mas o retro-olfato não rende muito mais do que o aroma de baunilha e até mesmo madeira pura.

A acidez do vinho claramente pede por comida, preferencialmente com alguma gordura. De fato, o meu incômodo com essa acidez diminuiu sensivelmente quando acompanhei a bebida de uma moela ao molho com pão. Não foi nem uma tentativa de harmonização, mas acabou valendo a pena para segurar a onda do vinho.

Valeu a pena beber e conhecer, mas definitivamente não é algo que eu faço questão de ter em casa. Pra quem gosta de vinho com notas de estágio em madeira bem presentes, é um prato cheio, já a mim não agradou tanto. Mas é um vinho certinho sim.

Marqués de Tomares Crianza 2006
Região:
D.O. Rioja - Espanha
Produtor: Unión de Viticultores Riojanos
Importador: Casa Flora
Teor alcoólico:
13,5%
Casta(s):
90% Tempranillo - 7% Mazuelo - 3% Graciano
Preço:
R$ 49,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário